Os que Vieram Antes de Nós - El Galpón




Essa coluna semanal é a primeira iniciativa no processo de reformulação do nosso blog como um espaço dedicado à Memória do Teatro Político, com especial atenção para as experiências latino-americanas. A cada mês nos debruçaremos sobre um coletivo, grupo, companhia ou artista que fez o trabalho primeiro de abrir caminhos e criar paradigmas para as experiências que são realizadas hoje, apresentando a cada segunda-feira um recorte sobre esse material abordado. Ou seja, faremos uma pequena série em 4 partes a partir da leitura de imagens previamente escolhidas.

Para abrir essa coluna, dedicamos o mês de abril ao coletivo uruguaio El Galpón, um dos mais longevos grupos teatrais latino-americanos, fundado em 1949, e que ainda hoje se mantém em plena atividade.

A foto escolhida narra um marco fundamental de sua trajetória. Ela data do ano de 1976 e mostra a chegada de parte de seus integrantes ao México para um Exílio de 8 anos. Desde sua fundação em 1949, o El Galpón pautou as suas atividades teatrais como ações que conjugavam intensa atividade artística a um forte questionamento social e político. Entre os anos 50 e 60 essa clareza de projeto angariou um enorme número apoiadores e um grande apoio popular com montagens que entraram para a história do teatro latino-americano e influenciaram gerações de artistas. Essas mesmas montagens colocaram o grupo na mira da ditadura uruguaia que se estabeleceu no país no início dos anos 70. Em 1976, o grupo é colocado na ilegalidade e tem o seu espaço fechado.

No México, seus integrantes mantiveram suas atividades teatrais, montando dezenas de trabalhos e implementando um modelo de circulação até então inédito na trajetória do grupo, percorrendo todo o México com apresentações em Escolas, Fábricas, Sindicatos, Praças e Teatros; indo a lugarejos afastados onde nenhuma companhia teatral mexicana tinha ainda chegado e angariando ainda mais apoio e admiração, sem jamais deixar de fazer um Teatro comprometido com a Realidade.

Jamais deixaram de denunciar a ditadura uruguaia.

O trecho abaixo é retirado do relatório policial usado como justificativa para o decreto que interrompeu suas atividades:
...constante adhesión, apoyo, estímulo y realización de toda clase de actividades políticas de tendencia marxista-leninista, tales como: publicar manifiestos, hacer declaraciones, ofrecer representaciones a favor, y también en beneficio económico de ‘detenidos políticos’, tanto en nuestro país, como de otros Estados (España, Paraguay, etcétera.), adherir a los festejos de El Popular, ceder sus salas para la realización de un gran número de actos partidarios de asociaciones políticas marxistas que luego fueron disueltas: b) la invariable solidariedad con toda la labor de agitación y de deterioro de la situación política, económica y social que impulsaba la Convención Nacional de Trabajadores, asociación declarada ilícita, brindando su respaldo a toda clase de huelgas, paros, movilización y manifestaciones gremiales; c) su manifiesta adhesión con la actividad sediciosa, pudiéndose citar como ejemplo más claro la puesta en escena y posterior grabación en disco de la obra Libertad, Libertad, que es todo un canto de alabanza a la violencia guerrillera, como también la obra La Reja; d) un evidenciado propósito de penetrar ideológicamente entre los estudiantes y la juventud trabajadora, mediante el desarrolo de un teatro comprometido con el marxismo-leninismo”.

Na próxima segunda-feira, dia 13 de abril, falaremos sobre o início de suas atividades em 1949 até o momento em que foram colocados na clandestinidade.
Os que Vieram Antes de Nós
El Galpón – Uruguay
Parte 1: Exílio

Referências Bibliográficas:


EL – GALPÓN – Narrador do sonho latino-americano.
Yaska Antunes.
Revista URDIMENTO n°11. Dezembro de 2008.

A foto é parte do acervo do grupo e foi retirada do artigo escrito por Andrei Reina para a revista BRAVO, em novembro de 2017, também uma fonte de pesquisa indicada por nós.

Comentários

  1. Que proposta legal queridos! Ansiosa pelas próximas partes!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a proposta, parabéns pela bela iniciativa! Tão importante conhecer um pouco da história dos "que vieram antes de nós"... Obrigado por nos darem essa oportunidade de conhecer um pouco da história do teatro latino americano, nesta série ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas